PEJI

 

O Peji ou Congá dentro de um Terreiro de Nação Omolokô é constituído de um Altar com diversas imagens de Santos Católicos (sincretismo), Caboclos, Pretos Velhos, Erês, Boiadeiros, Marinheiros e outras, podendo ser encontrada imagens africanas de Orixás, bem com elementos que são comuns a eles (conchas, pedras, ferramentas, flores e outros), além de quartinhas contendo água.

O Peji pode ser decorado com plantas, fontes de água, luzes e outros objetos que visem deixá-lo bonito e bem arrumado. As imagens são “cruzadas” normalmente em um banho de ervas, ou por algum Guia Espiritual antes de serem colacadas nele. É importante lembrar que o Peji é uma das seguranças de uma Casa. É o local onde se firmam (acende) as velas aos Orixás e aos Guias de um Terreiro. Bate-se Cabeça ao Peji, além de serem arriadas aos seus pés oferendas. Resumindo é um ponto Sagrado do Terreiro, além de um ponto de referência e identidade de uma Casa de Omolokô.

No geral ele segue uma regra de arrumação. Oxalá sempre fica no centro e no ponto mais alto do Peji. Junto com ele normalmente se encontra uma imagem de uma Pomba Branca simbolizando Zambi ou Olorum.

Os demais Orixás vem organizados mais abaixo, normalmente reunidos em grupos, sendo que normalmente o Orixá ou os Orixás da Casa ocupam uma posição central. Nanã, Oxumaré, Yewá e Obaluayê sempre juntos. Mais abaixo vem as imagens de Caboclos, Pretos Velhos e e Erês (sendo que os Erês podem ficar também no nível dos Orixás). As imagens do chamado Povo Cruzado (Africanos, Boiadeiros, Malandros, Marinheiros, Baianos, Cangaceiros e Ciganos) ficam separadas, de preferência próximo à porta de entrada. Também na entrada em posição mais elevada ficam as imagens de sincretismo de Legbara e Ogum.

O local do Peji onde ficam as imagens de Orixás deve possuir uma cortina que permanece fechada quando não houver trabalhos ou estes forem trabalhos de “Esquerda”. Cada Orixá, Linha ou Povo deve ter suas velas assentadas no Peji. As cores de vela utilizadas no Peji do Terreiro de Umbanda e Nação Omolokô Pai Joaquim e Mãe Maria são as seguintes:

Orixá

Cor de Vela

Legbara

Branca (Apenas para o Peji)

Ogum

Azul Escura (Nação) e Vermelha (Umbanda)

Oxóssi

Verde

Xapanã

Roxa

Ossain

Verde e Branca

Oxumaré

Verde e Amarela

Xangô

Marrom

Oyá

Branca e Vermelha

Oxum

Amarela

Logun Edé

Azul Clara e Amarela

Obá

Laranja

Yewá

Vermelha e Amarela

Yemanjá

Azul Clara ou Azul Clara e Branca

Nanã

Lilás

Oxalá

Branca

Caboclos

Verde

Caboclos de Ogum

Verde e Vermelha

Ondinas de Oxum

Amarela

Ibeji

Azul Clara e Rosa

Pretos Velhos

Roxa ou Branca e Preta

Africanos

Roxa

Malandros

Amarela e Preta

Baianos

Amarela

Marinheiros

Azul Clara e Preta

Boiadeiros

Verde

Cangaceiros

Amarela e Preta

Ciganos

Rosa

 Obviamente existem variações de cores dependendo da Casa, o que não é errado, isso ocorre devido às influências que recebeu.

This entry was posted in Doutrina. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s