QUALIDADES DE OSSAIM

4012ossain

Osanyin é a divindade das folhas sagradas, ervas medicinais e litúrgicas. Sua importância é primordial. Nenhuma cerimônia pode ser realizada sem sua interferência. Possui um sacerdote específico para seu culto, o Babá Olosayin.

É o detentor do axé (força, poder, vitalidade) das ervas, de que nem mesmo os Orixás podem privar-se. Esse axé encontra-se em folhas e ervas específicas, e seus segredo pertencem a Osanyn. O nome dessas folhas e o seu emprego é a parte secreta do ritual do culto dos Orixá, Vodun e Inkice.

O símbolo de Osanyin é uma haste de ferro de cuja extremidade superior partem sete pontas dirigidas para o alto. A do centro é encimada pela imagem de um pássaro.

Companheiro constante de Ifá, Ossaniyn, Ossaim, Ossãe, Ossain, (como se escreve habitualmente) ou Ossanha (na Umbanda) no candomblé Jeje é chamado de Agué, o Vodun da caça e das florestas e conhece os segredos das folhas, e no Candomblé Bantu é chamado de Katendê, Senhor das insabas (folhas).

Comanda as folhas medicinais e litúrgicas, muitas vezes é representado com uma única perna. Cada Orixá tem a sua folha, mas só Ossaim detém seus segredos. E sem as folhas e seus segredos não há axé, portanto sem ele nenhuma cerimônia é possível.

Em relação a suas qualidades ou caminhos, Osanyn é controverso, possuindo diferenças entre axés e até mesmo Casas, por isso o que trato aqui é relacionado ao meu axé, portanto podendo ser diferente em outro. Alguns axés e Casas chegam a tratá-lo como Orixá sem qualidades ou caminhos.

Os caminhos ou qualidades que cultuamos em nosso axé são os seguintes:

Mirô: Qualidade velha, tem fundamemto com Kitembo (Iroko), é o dono das folhas sagradas do mundo. Suas vestes são em verde mesclado (vários tons), e suas contas em miçangas leitosas verdes escuros e verde claro.

Birigã: Qualidade nova. Tem fundamento com Oxossi. Suas vestes são verde clara, e suas contas de miçangas leitosas verde claro.

Atulá: Tem fundamento com Oxalá. Suas vestes são brancas, e suas contas de miçangas leitosa verde e branco. conhecido como “Ossain do sol”, pois só come de dia.

Serebuá: Guardião do segredos mágicos das folhas.

Modum: Tem fundamento com Nanã e Omulu. É um velho feiticeiro que conhece e fala com as árvores e os antigos moradores encantados das matas.

Agbènigi: Fundamento com Exu, é um velho e feiticeiro, dono do pássaro sagrado, é o único que se aproxima de Yamì Ossorongá (mãe da fertilidade, o poder feminino), dono absoluto do poder das ervas.

Aroni: Fundamento com Oyá e Exu, é o mais velho, e veste-se de verde escuro e vermelho. O guardião da floresta da morte.

Agué: Fundamento com Oyá e Oxumaré, usa roupas e contas rosa rajadas com verde.

Mokossu: Tem fundamento com Exu. Qualidade Velha que vive escondido na mata, fuma e bebe em demasia.

Gayaku: Fundamento com Oxóssi. Qualidade nova, muito ágil e vive no alto das árvores, nunca aparecendo em lugares habitados. Aparece na roda do padê.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s