QUALIDADES DE OXUM

oxum4

Senhora soberana das águas doces. Todos os rios, lagos, lagoas e cachoeiras pertencem a este Orixá. O casamento, o ventre e a fecundidade e as crianças são de Oxum, assim como, talvez por consequência, a felicidade. O ouro e o dinheiro em todas as suas espécies também são de Oxum. Suas qualidades ou caminhos são:

– ÒSUN ABALÔ: Velha Oxum, de culto antigo, fundamento com Oyá, Ogum, Oxóssi e Omulu, usa de cores claras, principalmente azul claro. Suas ferramentas são o abèbé e o alfange. Tem numerosos filhos e netos. É severa e autoritária.

– ÒSUN IJÍMU: Outro tipo de Oxum velha. Usa azul claro ou cor de rosa. e suas ferramentas são o abèbé e alfange, tem ligação com as Iyamís, é a Oxum dona dos Otás dos rios. Chamada de senhora da fecundidade e do feitiço. Usa azul e rosa-claro. Come com Oxalá e Omolu. Não come animal fêmea, exceto pata. Aspecto idoso e dado às feitiçarias.

– ÒSUN ABOTÔ: também uma velha Oxum de culto antigo, ligada as Iyamís, feiticeira, usa abèbé e alfange, tem fundamento com Yemanjá, Oxalá, Nanã e Oyá de culto Igbalé. É feminina e gosta de ser admirada, muito bonita e vaidosa. Ligada ao parto e ao nascimento, ajudando as mulheres a terem filhos. Seu culto é realizado nas nascentes dos rios e no encontro das águas doces e salgadas, sendo estes seus domínios. Usa amarelo-ouro e azul-claro. Oxum que deu origem ao nome da cidade de Osogbo.

– YEYE OGA: Oxum velha e muito guerreira, usa abèbé e alfange. Tipo Enquizilado e briguento.

– YEYE AYAALÁ: A mais ancestral dentre todas, usa branco, tem fundamento com Orunmilá e as Yamis, considerada a avó. Muito poderosa e guerreira e come com Ogum. Seu lar é a mata. Esposa de Ògún Alagbdé.

– YEYE IPETU: Oxum de culto muito antigo, do interior da floresta, na nascente dos rios, tem fundamento com Ossaiyn e Oyá de culto Igbalé devido a sua ligação com Egun.

-YEYE MOUWÒ: Oxum de fundamento com Olokun e Yemanjá e as Iyamís, usa de cores claras e carrega abèbé e alfange.

-YEYE POPOLOKUN: Oxum de culto raro e esquecido, é ligada aos lagos e lagoas.

-YEYE OLÓKÒ: Oxum guerreira, vive na floresta nos grandes poços de água.

– YEYE ÌPONDÁ: Oxum jovem e guerreira, que tem fundamento com Ibuálàmò (qualidade de Oxóssi). Rainha da cidade que leva seu nome Ìponda, carrega alfange e usa amarelo ouro e branco quando também acompanha Oxaguiã. É a mãe de Logun Edé.

– ÒSUN AJAGURA: também chamada de Ajajira. É uma Oxum guerreira que carrega alfange. Oxum jovem, tem fundamento com Yemanjá e Xangô.

– YEYE OKE: Oxum jovem e guerreira, fundamento com Oxóssi, usa ofá e erukere. Apresenta-se como caçadora, mas também é muito guerreira. Seu lar é no interior das matas ou florestas e é associada as Iyami. Usa amarelo-ouro. Come com Oxossi e Yewá.

– YEYE KARÉ: Oxum jovem e guerreira, tem fundamento com Odé Karè (qualidade de Oxóssi) e Logun edé. Muito bonita, autoritária e agressiva. Usa branco com amarelo claro. Come na lagoa ou no encontro das águas salgadas com as águas doces, e só aceita animais fêmeas.

-YEYE OTIN: Oxum com estreita ligação com Ínlè (qualidade de Oxóssi), ligada a caça e usa ofá e abèbé. Em algumas casas, especialmente as de Batuque é cultuada como um Orixá a parte, formando par com Odé (Oxóssi).

-YEYE IBERÍ: também chamada de merimerin. É uma Oxum jovem de muita vaidade, beleza e elegância. Tida como a qualidade da Oxum de Mãe Menininha do Gantois.

– ÒSUN OPARÁ: é qualidade mais jovem de Oxum, muito guerreira e que acompanha Ogum, vivendo com ele pelas estradas. Dança com ele quando se manifestam, leva um alfange usa cor marrom avermelhado ou rosa. Chamada de Senhora da Espada.

This entry was posted in Doutrina. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s