QUALIDADES DE YEWÁ

images (10)ewa carybe

Yewá é um Orixá cercado de mistério e dúvidas. Seu culto no Brasil praticamente ficou perdido, e de uns anos para cá vem retomando força e seus fundamentos recuperados. No entanto ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas a respeito do culto da Senhora das Possibilidades.

Guerreira valente e caçadora habilidosa tem morada nas matas inalcançáveis. Até pouco tempo atrás era cultuada como uma qualidade de Oyá porque pouquíssimas pessoas sabiam seus fundamentos de feitura. Com troca de informações seu culto vem sendo recuperado e Yewá tratada como um Orixá independente.

Yewá é o Orixá da beleza e dos mistérios, senhora do céu estrelado, rainha do cosmos. Hábil caçadora está relacionada à mata, a água, e ao ar, é a deusa dos rios e lagos, do céu cor-de-rosa no por-do-sol, das florestas inexploradas. Yewá está nos lugares que o homem não alcança, onde só a natureza e os deuses se manifestam, é a Senhora do inexplorado. Suas qualidades são:

Yewá Fagemy – Ela é quem cria os arco-íris e os mantém no céu. Ligada aos rios. Tem fundamento com Oxalá, Oxum e Ayrá.

Yewá Gyran – Metade Yewá e metade Bessem (Oxumaré). Sua manifestação é o arco-íris duplo. É o Orixá que controla os raios do sol, impedindo que eles destruam tudo. Tem fundamento com Omulu, Oxum e Oxóssi. Seus assentamentos são belos e preciosos, levando platina, rubi, bronze e ouro.

Yewá Gebeuyin – Tem fundamento com Omulu, Oxum e Oyá. Qualidade velha foi a primeira a surgir no mundo. Suas vestes são vermelho maravilha e amarelo claro. Durante as tempestades transforma-se em uma serpente azulada (raios).

Yewá Bamio – Fundamento com Ossayn. É a senhora das pedras preciosas.

Yewá Awò – Fundamento com Oyá, Ossain e Oxóssi, seu culto é raro no Brasil, uma vez que seus fundamentos são poucos conhecidos. Ligada ao Mẹrindínlógún (Jogo de Búzios).

Yewá Salamim – Qualidade jovem e guerreira. Vive nas florestas. Tem fundamento com Oxóssi e Yemanjá. Extremamente feminina e charmosa.

This entry was posted in Doutrina. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s