XANGÔ – ORIXÁ REGENTE DE 2014

xango1

2014 será um ano regido por Xangô, especialmente Aganju e Agodô, com grandes influências de Oyá e Oxum.
O ano de 2014 estará dividido em quatro fases distintas. A primeira se inicia com a regência de Xangô Aganju. Com o final de 2013 comandado por Obaluayê/Omulu, com seus altos e baixos, finalmente chegamos ao ponto de equilíbrio, no entanto, ainda existem ajustes a serem feitos e demandas a serem quebradas. Dessa forma o ano começa com a energia guerreira de Aganju para encerrar as questões não resolvidas de 2013. Juntamente com ele, no primeiro trimestre, está Oyá Petu trabalha para aliviar o peso espiritual e dissipar as cargas negativas acumuladas em 2013. Oxum Yeye Ipondá mostra a necessidade de se preparar o ambiente para os próximos meses. É um trimestre para se planejar em todos os sentidos, quer seja material, espiritual ou sentimental. No entanto não é momento para se por em prática os planejamentos. É um trimestre de planejamento e preparo, onde devemos aproveitar a energia de Aganju para se livrar do peso do ano que acabou.
O segundo trimestre começa cheio de vontades e anseios por novidades. Um período onde a inocência e curiosidade vai estar estimulada devido a influência de Ibeji. Um período de pureza espiritual, mas onde devemos tomar cuidado com o excesso de inocência que pode nos levar a cometer erros básicos. Período onde as pessoas devem estar atentas principalmente a problemas como gravidez indesejada, negócios mal feitos e atitudes precipitadas. A energia de Oxum Yeye Ipondá ainda está muito presente ao lado de Xangô Aganju, o que nos traz uma certa precipitação nas atitudes, comum aos Orixás Jovens, mas lembre-se que ainda é tempo de observar e aprender, pois os projetos iniciados nesta fase tendem a não vingar. É um período para sonhar, não para realizar.

No terceiro trimestre a energia de Xangô Agodô ajuda a transformar sonhos e projetos em realidade. No entanto estes sonhos e projetos devem estar muito bem planejado. Período de grande crescimento, mas também de cobranças. Aquilo for errado ou mal elaborado não será perdoado. Enfim a recompensa virá a quem fizer por merecer.

No final do ano Xangô Aganju retorna com suas energias, dando a cada um o que é seu por direito. Ao seu lado estará Oyá em todas suas passagens. Literalmente se colherá o que se plantou. Ainda teremos a energia de Ogum dando segurança aos bons projetos, defendendo os caminhos tanto espiritualmente quanto materialmente.

Pode-se dizer que será um bom ano, principalmente em relação aos anteriores que foram anos de uma energia muito pesada, trazendo cobranças no plano espiritual. Mas cuidado, é um ano de muitas possibilidades no qual devemos nos apoiar na energia de Xangô para saber o que é certo ou errado. Afinal, no ano do Senhor da Justiça não é uma boa idéia cometer erros, principalmente erros espirituais.

This entry was posted in Doutrina. Bookmark the permalink.

5 Responses to XANGÔ – ORIXÁ REGENTE DE 2014

  1. kellen says:

    Boa tarde gostaria de entender o que sei é que o orixa Xapanã é quem vai reger o ano de 2014 e não o xangô que de fato esta regendo o ano de 2013.

    • Mukuiu N’Zambi! Pelo uso do termo Xapanã entendo que você deve ser do Batuque do Sul do Brasil. Existe uma certa diferença entre os Orixás regentes do Batuque e das demais Nações. O importante que você leve em considração onque sua Nação diz. Por exemplo, 2013 dentro do Batuque o Orixá regente foi Xangô, enquanto no Candomblé em geral foi Obaluayê/Omulu. São variações entre cultos. O batuque usa um certo sistema para definir os Orixás Regentes de determinado ano, enquanto no Candomblé usa-se outro, e até mesmo a Umbanda também tem seu sistema próprio.

      • kellen says:

        Bom dia isso mesmo sou do sul Gege Gexa, muito obrigada pelo retorno!!!

  2. cleber antonio carrion says:

    sou do orixa do ano dos dois alen dele tem outros q vao mandar junto axe obrigado

  3. tahys says:

    Minha mae Yansa é de me proteger salve Oya

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s