NOSSOS PROBLEMAS DE CADA DIA

candomble-a-francesa-12

Neste Post vou tratar de assunto que se tornou uma “cultura comportamental” de praticantes e frequentadores de Religiões de Matriz Africana. Muita gente procura os Terreiros, seja de Culto de Nação ou Umbanda com a finalidade de resolver seus problemas pessoais. Antes de mais nada devemos entender que um Terreiro é um Templo, ou seja, é uma Casa de adoração, e não um muro das lamentações. É um local utilizado prioritariamente para Culto ao Criador através dos Orixás e das entidades que ali trabalham. A ajuda ao próximo, a caridade faz parte destes Cultos, mas devemos entender que cada ser humano carrega no Ori o seu Odú, também conhecido como destino ou Karma. Determinados problemas estão escritos em nosso caminho, outros nós mesmos criamos, mas as nossas atitudes diante da vida é que vai possibilitar que haja solução ou não.
Não adianta chegar em uma Casa de Axé e achar que o simples fato de fazer um trabalho irá resolver tudo em um passe de mágica. Muitos consulentes acham que pagando para alguém fazer um trabalho tudo se resolverá. Outros acham que falando com um Guia este resolverá sua vida. Tem também aqueles que acham que jogando os Búzios vai aparecer um Ebó e estará tudo pronto. No entanto, não se dão conta que as suas atitudes é que fazem a maior diferença. A Lei do Merecimento e a Lei do Retorno são divinas, e portanto valem para todos.
Quando alguém quer um emprego e vai a um Terreiro pode ser pedido algum ebó à pessoa, no entanto se ela não for procurar emprego não é o “Santo” que vai levar até a sua porta. Quando alguém está em problema de relacionamento e não procura rever seu comportamento, além de procurar o entendimento, não é “despacho” que vai apaziguar.
As consultas, os passes, os ebós e os banhos utilizados são para trazer clareza, força, paz interior, abrir os caminhos enfim criar condições para que cada um busque solucionar suas dificuldades pelo seu merecimento.
Terreiro não é Tenda dos Milagres, não é lugar para se “terceirizar” problemas individuais, é sim, lugar de adoração, caridade e apoio espiritual. Sei que muitos lugares vendem “milagres”, quem quiser acreditar que acredite (e pague). No entanto, como eu disse antes, a Lei do Merecimento e a Lei do Retorno valem para todos, pois é ditada pelo Criador e são implacáveis.
Por isso oriento que antes de pedirem “trabalhos” para a solução de seus problemas pensem bem se são merecedores, caso não sejam peçam perdão pelos erros cometidos, já é um grande passo. Quando lhes forem passado um ebó o façam, mas também façam a parte de vocês. Acima de tudo tenham sempre resignação de saber que a dificuldade que passamos hoje, na maioria das vezes, é um aprendizado para que e evoluamos espiritualmente e como seres humanos.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to NOSSOS PROBLEMAS DE CADA DIA

  1. Carlos Nascimento says:

    Simplificando pai Renato, confie em Deus, mas amarre o cavalo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s