Esù


Aspectos Gerais:

  • DIA: Segunda-feira.
  • DATA COMEMORATIVA: 13 de Junho (Agelú) e 29 de Junho.
  • METAL: Não tem, sua matéria é a terra em seu estado de pureza.
  • CORES: Vermelho.
  • COMIDAS: Padê, carne mal passada.
  • SÍMBOLOS: Ogó de forma fálica e tridente.
  • ELEMENTOS: Terra e fogo.
  • REGIÃO DA ÁFRICA: Exu é universal.
  • PEDRAS Rubi e Granada.
  • FOLHAS Folha de fogo, coração-de-negro,aroeira vermelha, figueira brava, bredo, urtiga.
  • ODU QUE REGE Okaran e Owarín.
  • DOMÍNIOS Sexo, magia, união, poder e transformação.
  • SAUDAÇÃO Laroié!

Origem e História

Exu (Èsù), Legbara ou Bará é a figura mais controvertida do panteão africano, o mais humano dos Orixás, senhor do princípio e da transformação. Deus da terra e do universo; na verdade, Exu é a ordem, aquele que se multiplica e se transforma na unidade elementar da existência humana. Exu é o ego de cada ser, o grande companheiro do homem no seu dia-a-dia.

Muitas são as confusões e equívocos relacionados a Exu, o pior deles o associa à figura do diabo cristão; pintam-no como um deus voltado para a maldade, para perversidade, que se ocuparia em semear a discórdia entre os seres humanos. Na realidade, Exu contém em si todas as contradições e conflitos inerentes ao ser humano. Exu não é totalmente bom nem totalmente mau, assim como o homem: um ser capaz de amar e odiar, unir e separar, promover a paz e a guerra.

O maniqueísmo, próprio das grandes religiões monoteístas, não se aplica ao Candomblé, muito menos a Exu. A cultura africana desconhece oposições, em especial a oposição entre bem e mal; sabe-se aqui que o bem de um pode perfeitamente ser o mal de outro, portanto, cada um deve dar o melhor de si para obter tudo de bom em sua vida, sempre cultuando, agradando e agradecendo a Exu, para que ele seja, no seu cotidiano, a manifestação do amor, da sorte, da riqueza e da prosperidade.

Exu é o Orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade, e, se agradado como se deve, saberá retribuir; quando agradecido , torna-se amigo e fiel. No entanto, quando esquecido é o pior dos inimigos e volta-se contra o negligente, tirando-lhe a sorte, fechando-lhe os caminhos e trazendo catástrofes e dissabores.

Exu é  figura importante da cultura iorubá. Sem ele o mundo não faria sentido, pois só através de Exu é que se chega aos demais Orixás e a Zambi. Exu fala toda as línguas e permite a comunicação entre o Orum e o Aiê, entre os Orixás e os homens.

Exu é o dono do mercado, o seu guardião, por isso todo comerciante e aqueles que lidam com venda devem agradar a Exu. As vendedoras de acarajé, por exemplo, sempre oferecem o primeiro bolinho a Exu, atirando-o a rua, não só para vender bem, mas também par afastar as perturbações, evitar assaltos etc., ou seja, pra que Exu seja de fato um guardião e proteja o seu negócio.

É evidente que Exu não precisa pagar no mercado, porque lá recebe muitas oferendas; nenhum comerciante deixa de agradar a Exu, A não ser os que desejam conhecer o seu lado perverso.

É importante ressaltar que Exu não tem amigos nem inimigos. Exu sempre protege aqueles que o agradam e sabem retribuir os seus favores.

Exu foi à primeira forma dotada de existência individual. Não se sabe ao certo sua região de origem na África, pois em todos os reinos se presta culto a Exu. Sabe-se, no entanto, que chegou a ser rei de Kêtu.

ORIKI:

Oríkì fún Èsù

Èsù òta Òrìsà.
Osétùrá ni oruko bàbá mò ó.
Alágogo Ìjà ni orúko ìyá npè é,
Èsù Òdàrà, omokùnrin Ìdólófin,
O lé sónsó sí orí esè elésè
Kò je, kò jéeni nje gbé mì,
A kìì lówó láì mú ti Èsù kúrò,
A kìì lóyò láì mú ti Èsù kúrò,
Antún se òsì láì ní ítijú,
Èsù àpáta sómo olómo lénu,
O fi okúta dípò iyò.
Lóògemo òrun, a nla kálù,
Pàápa-wàrá, a túká máse sà,
Èsù máse mí, omo elòmíràn ni o se.

 Tradução

Oríkì para Exú

Èsù, o inimigo dos orixás.
Osétùrá é o nome pelo qual você é chamado por seu pai.
Alágogo Ìjà é o nome pelo qual você é chamado por sua mãe.
Èsù Òdàrà, o homem forte de ìdólófin,
Èsù, que senta no pé dos outros.
Que não come e não permite a quem está comendo que engula o alimento.
Quem tem dinheiro, reserva para Èsù a sua parte,
Quem tem felicidade, reserva para a Èsù sua parte.
Èsù, que joga nos dois times sem constrangimento.
Èsù, que faz uma pessoa falar coisas que não deseja.
Èsù, que usa pedra em vez de sal.
Èsù, o indulgente filho de Deus, cuja grandeza se manifesta em toda parte.
Èsù, apressado, inesperado, que quebra em fragmentos que não
se poderá juntar novamente,
Èsù, não me manipule, manipule outra pessoa.


QUALIDADES: 
Devido à influência Ijexá no Terreiro, cultuamos as seguintes qualidades de Bará (Èsú):

Lodê: Senhor do destino. É o Orixá  que abre e fecha os caminhos. Conhece os anseios dos seres humanos (saúde,felicidade,negócios,trabalhos,viagens e etc), bem como os caminhos e atalhos para atingí-los. conhecedor dos atalhos para que os objetivos possam ser atingidos. Ele é o dono das encruzilhadas onde abre e fecha os caminhos, sejam elas de estradas, matas ou ruas.  Para chegarmos aos demais Orixás temos antes que agradar Bará Lodê, pois é ele quem faz a ligação entre o Ayê  (Terra) e o Orum (Céu). Lodê é um Orixá das ruas, guardando o Portão de Entrada de todos os Ilês. Tem fundamento com Ogum comandando junto com ele o meio das encruzilhadas. 

Lanã: Organizador dos caminhos . Deve ser agradado para dar um bom prosseguimento à qualquer trabalho. É um Orixá de “dentro” do Ilê, zelando pela sua segurança interna em especial a porta de entrada.

Adague: Responsável pela limpeza de uma Casa, associado ao  Jogo de Búzios. É um Bará de “dentro” zelando pelo Ilê de sua entrada até o local dos assentamentos do Orixás

Agelú: Responde principalmente em beira de praias, tem fundamento com Oxalá, Oxum e Yemanjá. Regula a multiplicação e crescimento da vida sobre a Terra.


 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s