Osáàlá


Aspectos Gerais

  • Dia: Domingo
  • Data: 15 de janeiro (Candomblé) 25 de dezembro (Umbanda)

Osáàlá Ogian

  • Metal: Todos os metais brancos.
  • Pedras: Cristal, quartzo, diamante, segi
  • Cor: Branco leitoso e prata
  • Comida: Inhame pilado
  • Símbolos: espada (Oxaguiã), mão-de-pilão, varas de atorí, ofá
  • Elementos: ar, atmosfra
  • Região da África: Ejigbó
  • Folhas: Levante e arruda
  • Odú que rege: Ejionilé
  • Domínior: lutas diárias (pelo sustento, trabalho), paz, alimentação
  • Saudação: Epa Bàbá

Òsáàlá Olufon

  • Metal: Prata, ouro branco, chumbo e níquel.
  • Pedras: Cristal, diamante
  • Cor: Branco leitoso.
  • Comida: Ebô, acaçá, oibi ( caracol ) e inhame.
  • Simbolo: Opáxoró
  • Elementos: atmosfera e céu
  • Região da África: Ilé-Ifè, Igbó e Ifón
  • Folhas: Ewé Bàbá (boldo), lingua-de-vaca, folha-da-costa
  • Odú que rege: Ofun e Alàfía (com todos os Orixás Fun Fun
  • Domínios: poder procriador masculino, criação, vida e morte
  • Saudação: Epa Bàbá

Orígem e História

Oxalá é o detentor do poder genitor masculino. Todas suas representações incluem o branco. E um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a protoforma e a formação de todo tipo de criaturas no AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se, assume duas formas: Oxaguiã jovem guerreiro, e Oxalufã, velho apoiado num bastão de prata (APAXORÓ). Oxalá é alheio a toda violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza. Sua cor é o branco e o seu dia é o domingo. Seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a Oxalá os metais e outras substâncias brancas.

Na África, todos os Orixás relacionados a criação são designados pelo nome genérico de Orixá Fun Fun. O mais importante entre todos eles chama-se Orixalá(Òrìsanlà), ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado como Obatalá, rei do pano branco. Eram cerca de 154 Orixás Fun Fun, mas no Brasil a quantidade se reduz significativamete, sendo que dois, Orixá Olùfón, rei de Ifón (Oxalufã), Orixá Ógìyán, o comedor de inhame e rei de Egigbó(Oxaguiã), tornaram-se suas expressões mais conhecidas.

A designação de Orixá Fun Fun se deve ao fato de a cor branca configurar-se como a cor da criação, guardando a essência de todas as demais. O branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação. O nome Orisalá foi contraído e deu orígem a palavra Oxalá, e com esse nome o grande Deus-pai passou a ser conhecido no Brasil. Todos os Orixás Fun Fun foram reunidos em Oxalá e divididos em várias qualidades de suas duas configurações principais: Òsálufón, Osagiyan, sendo este último, jovem e grerreiro.

Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiríam no mundo.

A maior interdição de Oxalá é de fato o azeite-de-dendê, que jamais deve macular suas roupas, seus objetos sagrados, e muito menos o seu Alá. A única coisa vermelha que Oxalá permite, é a pena de Ikodidè, prova de sua submissão ao poder genitor feminino.

Epó kété ó, Alà telè ó
Epó kété ó, Alà telè ó…

Evite o dendê, evite pisar no Alá
Evite o dendê, evite pisar no Alá.

O Alá representa a própria criação, está intimamente relacionado a concepção de cada ser; é a síntese do poder criador masculino. Sua função primeira já remete ao seu significado profundo. A ação de cobrir não evoca somente proteção, zelo, denota a atividade masculina no ato sexual.

No Xirê, Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa a totalidade, o único Orixá que, como Exú, reside em todos os seres humanos. Todos são seus filhos, todos são irmãos, já que a humanidade vive sob o meso teto, o grande Alá que nos cobre e protege, o céu.

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