Òsun


Aspectos Gerais

  • Dia: Sábado
  • Data: 8 de Dezembro
  • Metais: Cobre, latão e ouro
  • Cor: Amarelo- ouro
  • Símbolo: Leque com espelho (abebé)
  • Elemento: Água doce (rios, cachoeiras, nascentes, lagoas etc.)
  • Região da África: Ijesá, Ijebu e Osogbo
  • Pedra: Topázio
  • Folhas: Macaca, baronesa, vitória-régia, oripepê, ojú-oro, oxibatá, oriri, vassourinha-de-igreja
  • Odu que rege: Osé
  • Domínios: Amor, riqueza, fecundidade, gestação e maternidade
  • Saudação: Eri Yéyé ó!

Orígem e História

Na Nigéria, mais precisamente em Ijesá, Ijebu e Osogbó, corre calmamente o rio Oxum, a morada da mais bela aiabá, rainha de todas as riquezas, protetora das crianças, mãe da doçura e da benevolência.

Generosa e digna, Oxum é a rainha de todos os rios. Vaidosa, é a mais importante entre as mulheres da cidade, a Ialodê. É a dona da fecundidade das mulheres, a dona do grande poder feminino.

Oxum é a deusa mais bela e mais sensual do Candomblé. É a própria vaidade, dengosa e formosa, pacienciosa e bondosa, mãe que amamenta e ama. Um de seus oriquis, visto com mais atenção, revela o zelo de Oxum com seus filhos:

Mulher elegante
Que tem jóias de cobre maciço
É uma cliente dos mercadores de cobre
Oxum limpa suas jóias de cobre
Antes de limpar seus filhos

O primeiro filho de Oxum chama-se Ide, é uma verdadeira jóia, uma argola de cobre que todo iniciado de Oxum deve carregar em seu braço. Oxum não vê defeitos em seus filhos, não vê sujeira, seus filhos, para ela, são verdadeiras jóias, ela só consegue enxergar seu brilho. É por isso que Oxum é a mãe das crianças, seres inocentes e sem maldade, zelando por elas desde o ventre até que adquiram independência. Seus filhos, suas jóias, sua maior riqueza.

2 Responses to Òsun

  1. qual o odum de riqueza de oxum

    • Mukuiu N”Zambi! Bom primeiro como costumo brincar, nada é mais eficaz para se ter fartura material do que trabalhar muito e buscar suas próprias oportunidades. Claro que xistem ebós que tem a finalidade de abrir nossos caminhos, mas ebó pra ficar rico se existisse todo Babá ou Yá já estariam. Temos que entender que temos aquilo que merecemos e precisamos, nem sempre o que gostaríamos. No entanto vou lhe passar um ebó de Mãe Oxum para atrair fartura, que uma pessoa pode fazer sem a necessidade de que uma pessoa iniciada ou até mesmo pronta no “Santo” necessite fazer por ela.
      Cozinha-se um inhame, amassa-se e mistura-se folhas de agrião bem picadinhas. Com a pasta modela-se 5 bolas. Depois de prontas as bolas de inhame, rola-se as mesmas sobre farinha de acaçá até que fiquem bem envolvidas. Numa travessa de barro, arruma-se as 5 bolas de inhame ao redor de um peixe de rio (de escamas) ao forno. Sobre cada bola coloca-se uma pimenta ataré, uma moeda dourada, um grão de milho e uma rosa amarela. Rega-se com um pouquinho de azeite e bastante mel de abelhas, enfeita-se com galhos e folhas de agrião miúdo. Entrga-se na beira de um rio com 05 velas amarelas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s