Òyá


Aspectos Gerais

  • Dia: Quarta-feira
  • Data: 4 de Dezembro
  • Metal: Cobre
  • Cores: Vermelho e Branco
  • Comidas: Acarajé
  • Símbolos: Espada e eruesin
  • Elementos: Ar em movimento, fogo
  • Região da África: Irá
  • Pedras: Rubi, terracota
  • Folhas: Pára-raio, louro, flor-de-coral, brinco-de-princesa
  • Odu que rege: Osá, Owarín
  • Domínios: Tempestades, ventanias, raios, morte
  • Saudação: Epahei!

Origem e História

O maior e mais importante rio da Nigéria chama-se Níger, é imponente e atravessa todo o país. Rasgado, espalha-se pelas principais cidades através de seus afluentes por esse motivo tornou-se conhecido com o nome Odò Oyá, já que ya, em iorubá, significa rasgar, espalhar. Esse rio é a morada da mulher mais poderosa da África negra, a mãe dos nove orum, dos nove filhos, do rio de nove braços, a mãe do nove, Ìyá Mésàn, Iansã (Yánsàn).

Embora seja saudada como a deusa do rio Níger, está relacionada ao elemento fogo. Na realidade, indica a união de elementos contraditórios, pois nasce da água e do fogo, da tempestade, de um raio que corta o céu no meio de uma chuva, é a filha do fogo-Omo Iná.

A tempestade é o poder manifesto de Iansã, rainha dos raios, das ventanias, do tempo que se fecha sem chover.

Ilumina o céu na tarde escura,
Ressoa seu assovio terrível:
Vento de morte na tarde de chuva,
Vento que destelha a casa do traidor,
Que deixa a nuvem inundar a cidade,
Que destrói,
Que mata.
Ilumina o céu na tarde escura,
Brisa benfazeja que afasta as nuvens negras:
Vento da vida na tarde de sol,
Vento que afasta a escuridão,
Que devolve a luz do dia,
Que encanta,
Que brilha.

Iansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, a batalha do dia-a-dia é sua felicidade. Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor. Mostra seu amor e sua alegria contagiantes na mesma proporção que exterioriza sua raiva, seu ódio. Dessa forma, passou a se identificar muito mais com todas as atividades relacionadas ao homem, que são desenvolvidas fora do lar; portanto não aprecia os afazeres domésticos, rejeitando o papel feminino tradicional. Iansã é a mulher que acorda de manhã, beija os filhos e sai em busca do sustento.

O fato de estar relacionada a funções tipicamente masculinas não afasta Iansã das características próprias de uma mulher sensual, fogosa, ardente; ela é extremamente feminina e seu número de paixões mostra a forte atração que sente pelo sexo oposto. Oiá (Oyá) teve muitos homens e verdadeiramente amou todos. Graças a seus amores, conquistou grandes poderes e se tornou Orixá.

Assim, Iansã tornou-se mulher de quase todos os Orixás. Ela é arrebatadora, sensual e provocante, mas quando ama um homem só se interessa por ele, por tanto é extremamente fiel e possessiva. Todavia, a fidelidade de Iansã não está necessariamente relacionada a um homem, mas a suas convicções e seus sentimentos.

Algumas passagens da história de Iansã a relacionam à antigos cultos agrários africanos ligado à fecundidade, e é por isso que a menção ao chifres de novilho ou búfalo, símbolos de virilidade, sempre surge em suas histórias. Iansã é a única que pode segurar os chifres de um búfalo, pois essa mulher cheia de encantos foi capaz de transforma-se em búfalo e tornar-se mulher da guerra e da caça.

7 Responses to Òyá

  1. Maria Cláudia says:

    Gostei muito de saber um pouco mais da minha mãezinha.Pq sempre me disseram q sou filha de Iansã,obrigado.

  2. Balédeci says:

    Sou filha de Oyá Balé e Obaluaê….nesse mês de Olubajé, me sinto ansiosa por saber mais, conhecer mais e entender melhor sobre “meus” Orixás…..Atotô Obaluaê!

  3. Simone Alves says:

    Sou filha de Oyá e sou muito orgulhosa por isso, meu pai Ogum também é muito presente em minha vida, saber um pouco sobre os dois me deixa cada vez mais apaixonada e mais curiosa por saber mais e mais. Me dedico de coração à religião e aos meus Orixás.

  4. elisangela says:

    sou filha de oya e sou muito orgulhosa por isso , meu pai e xango me orgulho de ser filha de dele

  5. Vera Alves says:

    gostei muito do que li cada vez acradeço a minha adorada mae oya por todas as batalhas vencidas junto com meu adorado pai ogum

  6. Gabriela says:

    Oi gostaria de saber quantas e quais sao as qualidades de oya eu sou nova na religiao e queria aprender um pouco mais conheço tope odo onira somente essas eu tenho muita vontade de saber se alguem puder me explicar dizem que a minha oya é com qualidade de iemanja porem meu 2 santo é odé

    • Mukuiu N’Zambi! As qualidades de Oyá são: Petu, Onira, Bagan Sinsirá, Topè, Ijibé, Kará, Leié, Biniká, e Olokere. Existem também as qualidades ligadas ao culto Igbalé (culto aos mortos) que são: Egunita, Funan-Igabalé, Furé-Igbalé e Padá. Quanto a sua qualidade pelo que descreveu pode ser Bagan ou Olokere, mas isto é especulação, o ideal é que seja definido pelos Búzios.
      Outra coisa importante para você que está começando é preocupar-se principalmente com o seu Orixá, e não com sua qualidade. Em relação a qualidades de Orixás devemos ter em mente que o principal é o próprio Orixá, ele é a essência, qualidades expressam caminhos e ligações (fundamentos) com outros Orixás. Lembrem-se, cultuamos Orixás e não qualidades. Mais a frente colocarei um Post completo sobre as qualidades de Oyá.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s